| |||||||||||||||||||||||||||
Durante a II guerra mundial, a capacidade da industria automovel norte-americana, afirmou-se com a produção de centenas de milhares de viaturas dos mais variados tipos. De entre os modelos especificados pelo governo norte-americano destacam-se os camiões de 1,5t (capacidade para transportar 1500kg em todo o terreno) na configuração 4x4. Vários fabricantes receberam encomendas para este tipo de viatura, sendo um deles a General Motors através da sua divisão Chevrolet. O Chevrolet G-506 é um dos três principais modelos do tipo (os outros dois são o Ford GTB e o Dodge WC62). O modelo G-506 é no entanto o mais significativo, porque foi o mais produzido dos modelos de uma tonelada e meia ou «one and a half ton truck» na designação mais comum nos Estados Unidos. A Chevrolet designava estas viaturas como «Veículos da Vitória» e 167,373 exemplares foram produzidos especialmente para forças aliadas, sendo milhares entregues à Grã Bretanha e à União Soviética. Desse total, destacam-se algumas versões: 112,879 exemplares foram da versão standard de caixa aberta (série G7107), dos quais mais de metade foram fornecidos à União Soviética. 14,395 exemplares na versão com caixa basculante. 9,000 exemplares na versão carro de bombeiros. 3,658 exemplares na versão «Van» fechada. 4,328 exemplares da versão de comunicações e reparação de linhas telefónicas. O veículo caracterizava-se pela tracção às quatro rodas, e por um motor de 83cv considerado extremamente resistente. Eles foram utilizados pelas várias forças que as incorporaram, nas mais diversas funções, desde operações simples de transporte e apoio logístico, até operações de combate como tractores de artilharia. Também foram amplamente utilizados em unidades de engenharia, transportando e rebocando equipamentos de construção. |
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Chevrolet G-506 / 7107
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário