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O ZIL-131 começou a ser produzido em 1966 e é o substituto directo do ZIL-157, que segundo os padrões ocidentais era um camião para 2,5t. Classificado como viatura para 3,5t, introduziu várias sofisticações relativamente ao modelo 157, transformando-o numa viatura já relativamente diferente do modelo original, desenhado a partir dos camiões americanos Studebaker da II guerra mundial. A cabine estava equipada com o imprescindivel sistema de aquecimento, resultado das necessidades russas. O ZIL-131 era utilizado para o reboque das peças de artilharia soviética de 122mm, substituindo nessa função o ZIL-157. Como já tinha acontecido à viatura de que é derivado, o ZIL-131 também se transformou em plataforma para o sistema BM-21 (Katiusha) a partir dos anos 60. O camião teve várias versões, como tanque de combustível (capaz de transportar combustivel aquecido), viaturas de comando, comunicações e descontaminação.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=540
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