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Após a guerra civil chinesa e a implantação da República Popular da China, o apoio da União Soviética foi da maior importância para a criação de uma industria automovel chinesa. Essa industria foi criada na Manchuria, nordeste da República Popular e a cerca de 500km da fronteira com o extremo oriente da União Soviética. Um dos principais simbolos dessa industria foi o camião Jiefang CA-30, uma cópia quase exacta do camião soviético ZIL-151,[a] que por sua vez era a versão soviética da viatura americana de duas toneladas e meia, que se tinha tornado um produto standard do exército soviético, resultado do fornecimento de quase duzentos mil exemplares aos soviéticos durante a II guerra mundial. Externamente o CA-30 é idêntico ao ZIL-151, podendo apenas distinguir-se por alguns detalhes. A grelha frontal do camião chinês tem elementos horizontais, enquanto que a grelha co carro soviético tem elementos verticais. Também os guarda-lamas do veículo chinês são angulosos, enquanto que o veículo soviético tem um para lamas completamente arredondado. [a] - Existem publicações que afirmam que o CA-30 é uma cópia do ZIL-157. Na realidade o ZIL-157 só começou a ser fabricado em 1958, já depois de o CA-30 ter sido lançado. Esta confusão, decorre provavelmente de os modelos ZIS-151 e ZIL-157 serem idênticos em inumeros aspectos. Acima o Jiefang CA-30 modificado em 1964. Este modelo é ligeiramente mais potente e compara-se ao modelo ZIL-157 soviético.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=537
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