sexta-feira, 27 de junho de 2014

2832



Fabricante: FAP - Servia
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 9.08M - Largura: 2.5M - Altura: 3.14M
Peso vazio: 16000Kg. - Capacidade de carga 15000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Oito rodas motrizes
Motor: Mercedes OM501 LA E3 Potência: 360 cv
Velocidade máxima: : 93 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 0 Km/h
Tanque de combustível: 360 LitrosAutonomia máxima: 0Km
N/disponivel
0M
0M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


O FAP2832, desenvolvido pela fábrica jugoslava de Priboj desde meados dos anos 80 é um derivado da linha de camiões Mercedes Benz desenvolvida nos anos 70 e fabricada sob licença na antiga Jugoslávia a partir de 1978.

As viaturas desta linha existem nas versões 4x4, 6x6 e 8x8.

No que respeita à versão 8x8, ela foi desenvolvida nos anos 80 e destinava-se a utilização como transporte pesado e plataforma para sistemas de lançamento de foguetes e para artilharia auto-propulsada.
Os protótipos apresentados às autoridades jugoslavas foram aprovados e chegaram mesmo a ser utilizados no sistema de lançamento de foguetes de artilharia M87 «Orkan», desenvolvido inicialmente em território que posteriormente ficou sob controlo da Croácia.

O colapso da antiga Jugoslávia comprometeu o desenvolvimento do projecto e apenas algumas unidades da viatura na configuração 8x8 chegaram de facto a ser produzidos.

Posteriormente, já depois do colapso da antiga Jugoslávia, os sérvios tentaram desenvolver de forma autónoma a sua industria automovel militar. Exemplo disso é o desenvolvimento do derivado do M87, conhecido como M96 Orkan-II.
Trata-se de um sistema de lançamento de foguetes de artilharia de 262mm. Bem como o sistema de artilharia auto-propulsada Nora de 152mm, no entanto fontes sérvias afirmam que embora a viatura tenha sido adaptada e concebida em meados dos anos 80, a guerra civil fez com que apenas pequenas quantidades do 2832 e seus derivados tenham sido produzidos.

Aparentemente, a Sérvia voltou-se para os fornecedores russos e ucranianos, tendo começado a importar chassis do fabricante KAMAZ, pois os sistemas de artilharia auto-propulsada e os sistemas de lançamento de foguetes de artilharia sérvios têm sido desenvolvidos com base em chassis russos.
Informação genérica:
Os camiões 2026 fabricados pela FAP em Priboj na Sérvia (antiga Jugoslávia) são versões fabricadas so licença de viaturas Mercedes Benz.

A sua concepção dada de meados dos anos 70 e os FAP 2026 são basicamente Mercedes 5541 modificados para cumprir com as especificações do exército da Jugoslávia, embora a fábrica se dedicasse essencialmente a produzir viaturas civis.

Com o colapso da Jugoslávia, os sérvios deixaram de ter acesso à fábrica TAM de Maribor na Eslovénia, onde se produziam a maior parte das viaturas médias para o exército jugoslavo.

O primeiro modelo da família 2026 entrou ao serviço em 1978.
Já os camiões FAP 2832, na configuração 8x8 foram desenvolvidos nos anos 80 e foram utilizados para várias funções, de entre as quais se destaca um sistema de lançamento de foguetes múltiplos.

Embora a FAP continue a laborar, não há notícia de que continue a produzir viaturas pesadas na configuração 8x8.

Isto leva a concluir que os mais recentes sistemas sérvios baseados em chassis 8x8 são na realidade resultado da importação de chassis russos ou ucranianos.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=532

Nenhum comentário:

Postar um comentário