| |||||||||||||||||||||||||||
Embora a sua referência não o indique, o SdKfz-8 foi o primeiro dos veículos médios/pesados de meia lagarta para apoio do exército alemão a ser desnvolvido. Com capacidade para rebocar até 12 toneladas o SdKfz-8 deveria ser o tractor de artilharia mais pesado da Wermacht, numa altura em que ainda não estava prevista a construção do ainda mais pesado SdKfz-9 (capacidade para rebocar 18 toneladas). Este modelo é especialmente importante, porque sendo o primeiro a ser desenvolvido, ele marcou todos os restantes modelos, mesmo que desenhados por outros projectistas. O projecto de construção é da Daimler Benz, a qual já tinha começado a estudar este tipo de veículo ainda durante a I Guerra Mundial, tendo produzido o primeiro «Half-Track» ainda em 1919. É desses projectos que vai derivar o SdKfz-8. A empresa continuou os estudos do veículo e em 1931 chegou mesmo a ser cogitada a possibilidade de a União Soviética colocar uma encomenda para veículos deste tipo, que eram conhecidos como DB S-7, com modificações sendo efectuadas até que se chegou ao modelo DB S-10, que foi classificado pela Wermacht como SdKfz-8. O SdKfz-8 foi desenhado como tractor de artilharia, no que era considerado um veículo excelente, tendo continuado a operar nessa função durante toda a guerra. Apenas há uma derivação de que existem provas fotográficas de um modelo ao qual foi instalado um canhão anti-aéreo de 88mm «Flak-18». Com capacidade para rebocar até 18 toneladas, ele deveria ter capacidade para rebocar as peças de artilharia alemãs de 150mm, bem assim como óbus de 210mm conhecido como «Morser». Com o aparecimento de novas armas o SdKfz.8 foi utilizado para rebocar as peças de artilharia de longo alcance K-18 de 170mm. A Luftwaffe adoptou o SdKfz-8 para rebocar peças de artilharia anti-aérea como o Flak-38 e Flak-39 de 105mm. Sabe-se que por volta de 1942 havia 1.615 unidades em serviço. A produção decorria em Berlim-Marienfeld (Daimler Benz) e nas fabricas da Krupp em Mulhausen, com algumas unidades aparentemente sendo fabricadas também pela Skoda.
|
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=373
Nenhum comentário:
Postar um comentário