| |||||||||||||||||||||||||||
O Opel Blitz, foi o mais utilizado veículo de transporte de carga geral da Alemanha durante a II guerra mundial. Trata-se de um modelo civil lançado em meados dos anos 30 e introduzido no exército alemão em 1937. A utilização deste modelo foi uma tentativa por parte do III Reich no sentido de standardizar os veículos de transporte básicos da Wermacht. Estão referenciadas mais de uma centena de versões do Opel Blitz, que vão desde ambulância até transporte de tropas, passando por viatura posto de comando, camião cisterna, carro de bombeiros ou oficina de campanha. Como inicialmente não se tratava de um veículo com tração integral, muitos foram adaptados com tração 4x4. esses passaram a ser conhecidos como Opel Blitz «Allrad». Além da versão com tracção integral, o chassis (ou parte) do Opel Blitz foi utilizado para a construção de um veículo do tipo «meia-lagarta» conhecido como Opel Maultier. A produção por parte da Opel durou até 1944, altura em que muitos modelos estavam a ser feitos com chassis em madeira prensada e cartão prensado, devido à escassez de matérias primas e à necessidade de utilizar todo o metal disponível para fabricar carros de combate. A interrupção da produção por parte da Opel, deveu-se ao bombardeamento aliado sobre as fábricas da Opel em Russelheim. A Daimler Benz prosseguiu com a produção do modelo, embora os «Opel Blitz» fabricados pela Daimler fossem conhecidos como Mercedes L-701. Existem numeros contraditórios sobre o numero de Opel Blitz produzidos. Várias fontes apontam o numero de 140.000 enquanto que outras se ficam pelos 100.000. A profusão de versões é provavelmente a razão das dúvidas. Aparentemente o numero de 140.000 unidades, inclui os Opel-Blitz que foram produzidos como «Maultier» uma versão do veículo com lagartas, adequado para utilização fora da estrada. Na imagem três modelos do Opel Blitz. Um transporte standard utilizado para carregar uma peça anti-tanque de 37mm, uma versão de transporte de passageiros e na foto maior o Opel Blizt, conhecido como Mercedes L-701 fabricado pela Daimler Benz na fase final da guerra. Notar a cabine em madeira e cartão prensado. |
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Kfz-305 «Blitz»
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário