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O ZIS-5 foi um dos primeiros camiões produzidos pela industria da União Soviética. Ele é basicamente o modelo Autocar-CA, fabricado sob licença, após o governo norte-americano ter facilitado os contactos comerciais das empresas americanas com o regime comunista russo. A Autocar foi apenas uma das muitas empresas americanas que negociaram com a União Soviética, desenvolvendo soluções «chave-na-mão» que passavam pela montagem de toda a estrutura industrial necessária para permitir aos soviéticos começar a produzir viaturas. A Ford, foi outra das empresas que também apresentou soluções do mesmo tipo. Inicialmente os ZIS-5 foram conhecidos como AMO (de Automobilnoe Moskovskoe Obshchestvo), mas a fabrica recebeu um nome em homenagem ao ditador comunista José Estaline e as viaturas passaram agum tempo depois a ser designadas por ZIS. Como é natural com este tipo de viaturas o ZIS-5 foi produzido em inumeras versões. Durante a guerra a produção foi interrompida entre 1941 e 1944. A produção foi retomada com o ZIS-5V, uma versão com o minimo de acessórios e com muitos componentes em madeira para reduzir os custos de produção. O ZIS-5 continuou em produção até 1948, quando foi substituido por uma versão modernizada conhecida como ZIS-150. ZIS-6 Uma versão com três eixos foi apresentada em meados dos anos 30. O ZIS-6 como ficou conhecido, ficou na história por ter sido o primeiro camião a ser utilziado como plataforma base para o sistema de foguetes de artilharia desenvolvido pelos soviéticos nos anos 30 e que ficou conhecido por Katyusha. No total foram produzidos 325,051 ZIS-5 aos quais se juntam mais 207,260 ZIS-5V. O ZIS-6, não teve o mesmo sucesso do ZIS-5 e não atingiu o numero de unidades produzidas do seu equivalente GAZ-AAA, derivado de um modelo da Ford. Foram produzidos 21239 ZIS-6 Quando a guerra terminou, o ZIS-5 foi substituido nas linhas de montagem renovadas pelo ZIS-150. Notas: Pode ocorrer confusão com as designações de alguns equipamentos soviéticos. A designação ZIS também foi utilizada para uma fábrica de peças de artilharia. A designação ZIS-5 foi utilizada para uma peça de 76,2mm utilizada pelo carro de combate pesado KV-1.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=542
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