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Fabricante: BAE Systems / Land systems S.A. - África do Sul | Tripulação: 14 | Comprimento máximo: 8.585M - Largura: 2.27M - Altura: 3.45M | Peso vazio: 19000Kg. - Capacidade de carga 8690Kg. | Motor/potência/capacidades | Sistema de tracção:Seis rodas motrizes | Motor: Cummins BTA 5,9L Diesel Potência: 300 cv | Velocidade máxima: : 110 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 60 Km/h | Tanque de combustível: N/disponível | Autonomia máxima: 1000Km | |
| Blindagem | | Mobilidade | | Sis. combate | | Com/electr. | |
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Sistema de radar auxiliar: |
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O RG-33L é a versão longa e com seis rodas motrizes do mais pequeno RG-33 da BAE Systems. Ele é o maior dos veículos da família RG-31/32/33 e como o veículo 4x4 ele foi desenhado para responder à especificação MRAP. O RG-33 L tem uma versão com guincho com capacidade para proceder à remoção de explosivos, tendo por isso provisão para a instalação de sistemas de protecção e blindagem mais eficientes.
Embora seja fornecido com protecção standard contra fogo de peqeunas armas podem-se acrescentar módulos de blindagem adicional que são fabricados à medida e tem ainda a possibilidade de receber futuros módulos de blindagem mais sofisticados que possam entretanto ser desenvolvidos.
| O RG-33L na versão amblância | Ele tem além do mais uma rampa hidraulica para acesso na parte traseira, protecção especial na parte inferior dos assentos dos passageiros e pode ser configurável para várias missões como ambulância.
Por ter uma capacidade de transporte, ele pode ainda servir para transportar unidades com maior segurança entre pontos de conflito, onde a utilização de helicópteros não seja viável ou possível.
Existêm várias versões do RG-33L já em operação ou em estudo.
| O RG-33L na versão de viatura de recuperação |
Informação genérica: | A família de veículos RG-31/33 tem origem na África do Sul e nos estudos levados a cabo pela empresa Reumech posteriormente OMC, numa altura em que a principal preocupação das autoridades militares da África do Sul eram os problemas com a SWAPO no norte da Namíbia e os ataques que efectuava, desde as suas bases no sul de Angola.
A principal característica dos veículos deste tipo, é a incorporação de um casco com uma configuração em «V», mais ou menos pronunciado consoante o veículo, a qual é considerada a melhor forma de deflectir a energia de uma explosão de minas anti-pessoal e mesmo de minas anti-carro.
Os veículos são fabricados na África do Sul e também no Canadá pela General Dynamics Land Systems.
A experiência do fabricante sul africano foi aproveitada pela BAE Systems, quando surgiu a necessidade de viaturas blindadas adaptadas para as operações no Iraque e posteriormente no Afeganistão.
Respondendo às especificações MRAP norte-americanas os veículos deste tipo foram vendidos em quantdades consideraveis para as forças armadas de vários dos países que colocaram forças militares naqueles países.
Tendo como base o sucesso destas viaturas, a BAE Systems, apresentou veículos complementares, que juntam as características da viatura desenhada para operações de policiamento em regiões minadas, com as características de viaturas de combate mais convencionais.
RG35
Em 2009 foi apresentada uma viatura designada RG-35, a qual pretende ser um hibrido entre viatura anti-minas e viatura blindada de transporte de pessoal.
RG-41
Em 2010 foi apresentado o que poderá ser o culminar desta linhagem de viaturas, já não lembra em praticamente nada a linha de viaturas blindadas anti-minas da BAE Systems da Áfirca do Sul. É uma viatura 8x8, com o qual foi tido o mesmo cuidado com a protecção contra minas. |
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http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=157
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