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O ZIS-150, lançado em 1947 foi uma modernização radical do camião ZIS-5 que tinha começado a ser construido na União Soviética no inicio da década de 30 do século XX. Durante o periodo da II guerra, o ZIS-5 tinha visto a sua produção interrompida entre 1941 e 1944. Grande parte das necessidades soviéticas tinham sido supridas com o fornecimento de centenas de milhares de camiões americanos. Quando chegou o fim da guerra, a ajuda americana terminou e a União Soviética teve que desenvolver os seus próprios veículos. Uma das opções mais simples, era uma modernização do ZIS-5, que tinha dado provas de resistência durante o conflito e para o qual estava já montada uma estrutura produtiva. Acima o ZIS-150B de 1956, ainda designado ZIS, mas virtualmente idêntico ao modelo seguinte. Este modelo curiosamente, apresenta uma diferença: As aberturas laterais do motor são verticais e não horizontais. Na imagem, o ZIL-164, modelo ligeiramente modernizado do ZIS-150. A principal diferença entre estes modelos reside no facto de o ZIS-164, ter uma grelha frontal com elementos verticais, ao contrário do ZIS-150 em que esses elementos são horizontais.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=539
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