|
Fabricante: ZIL - Russia | Tripulação: 1+2 | Comprimento máximo: 6.675M - Largura: 2.5M - Altura: 2.4M | Peso vazio: 4300Kg. - Capacidade de carga 4000Kg. | Motor/potência/capacidades | Sistema de tracção:Duas rodas motrizes | Motor: ZIL130 6L V6 Potência: 150 cv | Velocidade máxima: : 94 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 0 Km/h | Tanque de combustível: 170 Litros | Autonomia máxima: 0Km | |
| Blindagem | | Mobilidade | | Sis. combate | | Com/electr. | |
| |
Sistema de radar auxiliar: |
|
A concepção do ZIL-130 foi iniciada em 1958 e o desenvolvimento do projecto demorou seis anos. Ele foi finalmente lançado em 1964 e veio substituir a linha ZIL-150/ZIL-164, que tinha estado em produção desde 1947.
O modelo manteve-se em produção até meados da década de 90, quando finalmente deixou de ser produzido. Durante esse periodo de cerca de 30 anos, foram produzidos aproximadamente 3,380,000 exemplares de todas as versões do ZIL-130.
Os problemas da fábrica ZIL levaram ao encerramento da produção em 1994. O modelo passou a ser produzido na UAZ de Ulyanovsk, mas com uma grelha frontal diferente, e idêntica à do ZIL-131.
Informação genérica: | Esta linha de viaturas de origem norte-americana fabricadas na União Soviética sob licença, foi uma das que motorizou a URSS desde o inicio dos anos 30.
A fábrica AMO, depois ZIS e finalmente ZIL, começou a fabricar uma cópia do modelo Autocar-CA em 1933.
O modelo ZIS-5 e os seus derivados continuaram a ser produzidos em grande quantidade até 1941, altura em que a URSS foi invadida pela Alemanha. A produção decaiu embora tenha sido mantida em menor ritmo, pelo menos até 1944.
O ZIS-5 continuou na linha de produção até uma grande modernização da fábrica moscovita entre 1946 e 1948. Após essa modernização foi lançada uma versão completamente modernizada da viatura, o ZIS-150.
O modelo ZIS-150 continuou em produção até ser ligeiramente modificado nos anos 50, com a introdução do modelo ZIL164.
Em 1964, o ZIL-164 deu lugar a uma viatura muito remodelada, o ZIL-130
A República Popular da China estabeleceu uma cooperação estreita com a União Soviética, logo a seguir à proclamação do estado comunista chinês. Como resultado dessa cooperação, vários modelos produzidos pela industria soviética passaram a ser produzidos sob licença na China.
De entre esses modelos está o CA-10, que é virtualmente idêntico ao ZIS-150 soviético. |
|
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=541
Nenhum comentário:
Postar um comentário