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O modelo GAZ-AA, fabricado nas fábricas soviéticas a partir de 1932, foi o resultado das negociações entre o estado soviético e a Ford norte-americana, para a construção das estruturas basicas em que assentaria toda a industria automovel soviética. O GAZ-AA é virtualmente igual ao Ford-AA produzido nos Estados Unidos no final dos anos 20 e baseado no «Ford A» o modelo que substituiu o famoso Ford-T. A viatura tem tração às rodas traseiras. Na sua configuração inicial, ele esteve em produção entre 1932 até 1938 e a produção total atingiu 409,985 unidades. No entanto, embora a sua designação tivesse sido alterada, a viatura manteve-se em produção até 1950, na fábrica de Ulyanovsk (UAZ). Entre 1938 e 1947 o GAZ-AA passou a ser conhecido como GAZ-MM e era uma versão simplificada do anterior, que durante a guerra chegou a ser produzido com componentes de madeira (como aconteceu com outras viaturas russas). A produção desta versão simplificada atingiu 419,812 unidades. Foi igualmente produzida uma versão com três eixos, com base no Ford-Timken (um Ford-AA com suspensão Timken). Essa versão ficou conhecida como GAZ-AAA e foram produzidos 37,373 exemplares. O GAZ-AAA foi a base para os camiões blindados da séria BA-3/BA-5/BA-10. O GAZ-AAA pesava 2,475kg e era movido por um motor de 50cv. Houve outras versões derivadas, de entre as quais se destacam: GAZ-42 - Versão que utilizava um gasometro e gaz como combustível (33,840 produzidos entre 1939 e 1946). Tinha menos potência (30cv) e era utilizado na União Soviética para funções civis mesmo em tempo de guerra. GAZ-60 - Versão meia-lagarta que combinava o GAZ-AA com o sistema Citroen-Kegress. Foram produzidos 2,015 exemplares entre 1938 e 1946. As prestações eram pouco eficientes porque o motor tinha a mesma potência (42cv) mas a viatura era mais pesada e o sistema de tracção tornava a viatura lenta. GAZ-410 - Versão com caçamba basculante, ligeiramente mais ligeira e especialmente adaptada para actividades ligadas à construção. Abaixo, o GAZ-MM de 1938 com modificações introduzidas na Russia para facilitar e baratear a produção (notar os guarda lamas). Na segunda foto o mesmo modelo em 1942. Estas modificações foram introduzidas antes do inicio da guerra e não estavam relacionadas com a invasão alemã mas sim com as metas impostas pelos planos quinquenais de Estaline. Posteriormente (segunda foto) foi introduzido o modelo de produção durante a guerra, com grande parte da carroceria em madeira.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
sexta-feira, 27 de junho de 2014
GAZ-AA / GAZ-MM
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