Pacote tecnológico incorporado ao modelo 2012 valoriza mais o conforto do motorista, a segurança e a produtividade do caminhão |
Trata-se de uma transmissão diferente da ConfortShif - unidade semi-automatizada e com pedal de embreagem, a qual exigia do motorista a seleção de marcha e um pouco mais de habilidade - usada no Axor Euro 3, produzido até 31 de dezembro de 2011, conforme permitiu a legislação brasileira do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Aliás, esta caixa continua a ser utilizada pelos modelos Axor fora-de-estrada.
Transmissão automatizada sem pedal de embreagem e volante com empunhadura adequada facilitam as manobras com o conjunto |
Ao rodar com o Axor 2644, atrelado a um bitrem lastreado no peso de balança, a PowerShift apresenta sem cerimônia sua avançada tecnologia e seu poder de facilitar a dirigibilidade de uma composição com 57 toneladas de PBTC. Seu sistema eletrônico incorpora sensor de câmbio que mede a inclinação do terreno e seleciona a marcha para o veículo entrar em movimento.
Carona também viaja com mais conforto com banco de regulagem de altura |
Um detalhe importante é a fácil visualização no painel de instrumentos da marcha engrenada e também a possibilidade do motorista intervir a qualquer momento na operação, e assumir o comando das trocas de marchas através de uma alavanca muito próxima a um joystick de videogame. Porém, no modo manual pode haver um maior consumo de combustível. Se ocorrer esta situação o motorista é alertado por uma luz verde no painel de instrumentos.
Cortina e cama do Axor 2012 ganharam novo tecido e os bancos foram redesenhados para harmonizar com a nova cor interna da cabine |
O segundo ponto de melhoria no caminhão está relacionado diretamente ao conforto do motorista e ocupantes. Atualmente, este item tem sido muito valorizado pelos frotistas, porque num melhor ambiente de trabalho o motorista cansa menos, fica menos estressado e se torna um profissional mais produtivo. Assim como o custo operacional, o conforto é outro item de grande importância e juntos são atualmente os dois principais focos dos fabricantes de caminhão. E como confirma o analista de marketing da linha Axor, Eder Oliveira, hoje o empresário e todo profissional do segmento de transporte estão de olho nestes aspectos.
Por conta disso, a Mercedes-Benz promoveu a substituição de todos os revestimentos internos da linha Axor, deixando o ambiente mais claro. O volante de quatro raios ganhou uma melhor empunhadura e houve um retrabalho geral na parte de revestimento para reduzir os níveis de ruídos internos na cabine. Os bancos foram redesenhados, a cortina e cama ganharam novo tecido e até o tapete de borracha foi trocado. O banco do carona também tem controle de regulagem de altura, como o do motorista, e o teto solar (item de série) tem controle elétrico para abrir e levantar.
Detalhe igualmente importante para o conforto é o trio elétrico, aparelho de ar condicionado, fechamento das portas com controle remoto, freio-motor Top Brake e freios a disco ou a tambor, de série. Completam o pacote freio ABS e computador de bordo, com planejamento da manutenção, controle do consumo de combustível e diagnóstico de falhas, além de preparação para instalação de rádio e alto-falantes.
Do lado de fora, a cabine ganhou nova identidade visual, idêntica à de toda a família de caminhões da marca. Isso inclui a grade frontal, com a estrela de três pontas posicionada bem ao centro das lâminas, estas mais largas. Para-choque, portas, parassol (na opção de cabine com teto baixo) e retrovisores angulares fazem parte do pacote visual no novo Axor e transmitem um ar de modernidade e leveza, sem perder a imponência de um caminhão extrapesado.
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=1157&edid=98
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