Apesar de pertencer à geração dos caminhões bicudos (com capô sobre o motor), os quais em sua maioria foram substituídos pelos modelos de cabine avançada - conhecidos como cara-chatas -, o Mercedes-Benz pesado 1635 4X2 resiste no tempo e se mantém no mercado com boa aceitação entre transportadores, com destaque os autônomos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País.
Por sugestão de leitores de O Carreteiro, equipe da Revista rodou com uma unidade cedida pela fábrica, atrelada a um baú de três eixos, e identificou vários pontos positivos que ajudam a entender a procura pelo modelo e sua permanência na linha de produção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Isso, mesmo nos dias de hoje em que os transportadores preferem operar com veículos com maior plataforma de carga, para carregar mais por viagem sem ferir a lei da balança ou de comprimento das composições cavalo semirreboque.
Cabine convencional, sem luxo ou sofisticação, tem piso totalmente plano e oferece bom espaço interno. A cama, por sua vez, atende bem ao motorista de qualquer porte físico |
Painel simples e funcional não destoa de outros detalhes do veículo, mas disponibiliza todas as informações importantes que o motorista precisa durante a operação |
O motor OM 457 Euro 5 garante mais tempo entre os períodos da troca de óleo e usa o mesmo lubrificante mineral indicado para propulsores da marca com tecnologia Euro3 |
Apesar de a cabine convencional ter perdido espaço na preferência dos transportadores, o modelo da Mercedes-Benz tem seus fãs e resiste à tendência do mercado da marca com tecnologia Euro3 |
A eletrônica embarcada, comum nos caminhões de hoje dia, disponibiliza itens importantes como o indicador de consumo de combustível no painel. O motor empurra bem toda a composição lastreada no peso de balança e opera sem esforço em velocidade de 80km/hora com o contagiros na faixa de 1.300 rpm, a mais econômica do veículo. A faixa verde vai de 900 a 1.600rpm. O freio motor Top Brake, presente em outros modelos da marca também é de série no veículo, que vai sem no transporte de longa distância atrelado a um semirreboque de três eixos basculante ou baú. Em resumo, é um lobo em pele de cordeiro
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