Uma tendência adotada há anos pelos transportadores rodoviários de cargas é buscar maior produtividade através da utilização do caminhão adequado à sua aplicação. As características que tornam os veículos mais apropriados a cada tipo de operação e, consequentemente, mais eficientes, abrange, entre outros itens, desde a motorização e todo o sistema de transmissão, a plataforma de carga e tipo e medidas de carroçaria. Nesta lista, cabe também a inclusão da distância entreeixos do cavalo-mecânico, um detalhe que possibilita o engate de um semirreboque mais longo, com maior capacidade de carga.
Cavalo-mecânico Scania com entreeixos de 3.100mm possibilita engate de implemento de 15.560m de comprimento |
O implemento, com 15.560m de comprimento, é a mesma unidade que a Boreal expôs em seu estande durante a 17ª Salão do Transporte (Fenatran), realizado em São Paulo, em outubro de 2009, com o detalhe de ter uma lateral lisa e a outra canelada, como opções de fechamento do baú. Atrelado ao cavalo-mecânico com entreeixos de 3.100mm, resultou em conjunto equilibrado tanto visualmente quanto na rodagem.
Semirreboque com três eixos distanciados forma um conjunto equilibrado e permite PBTC de 53 toneladas |
Um dos recursos para tornar a condução mais segura e tranquila é o Opticruise, sistema inteligente disponibilizado há anos pela Scania para sua linha de veículos, que tem como características combinar as rotações do motor e executar as mudanças de marcha automaticamente. Entre as vantagens do equipamento, ganha destaque também a economia de combustível, porque as trocas são realizadas no tempo certo, além do prolongamento da vida útil do trem de força do caminhão.
Painel do caminhão disponibiliza todas as informações que o motorista necessita |
O cavalo-mecânico é equipado com suspensão a ar, sistema que evita inclinação do eixo cardã como ocorre no sistema com feixes de mola. Neste ponto, o engenheiro Eduardo Engel, da Scania, alerta que quanto mais curto é o entreeixo maior é a inclinação do cardã, cuja variação ocorre quando se coloca ou retira a carga do caminhão. "Essa inclinação gera vibração devido à força transmitida provocando um certo desconforto ao motorista", explica, acentuando o conforto como uma das vantagens da suspensão a ar.
Cabine com espaço amplo é um dos destaques da linha Scania |
Ergonomia e outros atributos do modelo R 420 valorizam conforto do motorista |
FICHA TÉCNICA |
TREM DE FORÇA |
Motor DC12 06 420hp (06 cilindros) |
Potência máxima |
420hp a 1.900rpm |
Torque máximo |
2000 Nm (at 1.100 a 1.300rpm) |
Caixa de marchas |
GRS900 c/opção para GRS900R |
Número de marchas 12 à frente |
Opticruise Opcional |
CHASSI |
Suspensão dianteira mola parabólica |
Suspensão traseira a ar |
Tanque de combustível duas unidades de 330 cilíndricos (um de cada lado) |
Pneus 295/80 |
Rodas 8.25 -22,5" em aço (opção para alumínio) |
Sistema de freios de duplo circuito hidráulico (tambor) |
ABS e Retarder Opcionais |
Carga no eixo dianteiro 7.100kg |
Capacidade Técnica do boogie 19.000kg (10.500 8.500) |
PBT Técnico 26.100kg |
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=831&edid=74
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