domingo, 20 de julho de 2014

Entreeixo curto e muitos atributos

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 Uma tendência adotada há anos pelos transportadores rodoviários de cargas é buscar maior produtividade através da utilização do caminhão adequado à sua aplicação. As características que tornam os veículos mais apropriados a cada tipo de operação e, consequentemente, mais eficientes, abrange, entre outros itens, desde a motorização e todo o sistema de transmissão, a plataforma de carga e tipo e medidas de carroçaria. Nesta lista, cabe também a inclusão da distância entreeixos do cavalo-mecânico, um detalhe que possibilita o engate de um semirreboque mais longo, com maior capacidade de carga.
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Cavalo-mecânico Scania com entreeixos de 3.100mm possibilita engate de implemento de 15.560m de comprimento
É o caso do Scania R 420 6X2 com entreeixos de 3,100mm original de fábrica, que pode receber implemento para o transporte de 32 pallets, como a câmara fria atrelada ao cavalo-mecânico cedido pela engenharia da Scania à equipe da Revista O Carreteiro. Fabricado pela Boreal assentado sobre uma base da Pastre, com três eixos distanciados (tipo Vanderleia), formando uma composição de 18.597m - de pára-choque a pára-choque - através do reposicionamento da quinta-roda.
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O implemento, com 15.560m de comprimento, é a mesma unidade que a Boreal expôs em seu estande durante a 17ª Salão do Transporte (Fenatran), realizado em São Paulo, em outubro de 2009, com o detalhe de ter uma lateral lisa e a outra canelada, como opções de fechamento do baú. Atrelado ao cavalo-mecânico com entreeixos de 3.100mm, resultou em conjunto equilibrado tanto visualmente quanto na rodagem.
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Semirreboque com três eixos distanciados forma um conjunto equilibrado e permite PBTC de 53 toneladas
Com 53 toneladas de PBTC, a composição desliza suave pela pista, graças às características do cavalo-mecânico equipado com motor de 420 cavalos de potência (linha 2010), cabine ampla, ergonomia e outros atributos que valorizam o conforto e bem-estar do motorista são pontos fortes da nova linha de caminhões Scania lançada no segundo semestre do ano passado.
Um dos recursos para tornar a condução mais segura e tranquila é o Opticruise, sistema inteligente disponibilizado há anos pela Scania para sua linha de veículos, que tem como características combinar as rotações do motor e executar as mudanças de marcha automaticamente. Entre as vantagens do equipamento, ganha destaque também a economia de combustível, porque as trocas são realizadas no tempo certo, além do prolongamento da vida útil do trem de força do caminhão.
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Painel do caminhão disponibiliza todas as informações que o motorista necessita
Outro recurso do veículo, que ajuda na condução e valoriza a segurança, é o freio retarder, que integrado ao controle de cruzeiro e ao freio motor administra automaticamente a velocidade da composição nos trechos de descidas. O dispositivo possibilita que o motorista ajuste as mudanças de marchas de modo automático ou manual a qualquer momento, através de controle no volante de direção e não dispensa o pedal de embreagem, usado para dar partida ou parar e também, de acordo com a montadora, ajuda o motorista nas operações de manobra do caminhão.
O cavalo-mecânico é equipado com suspensão a ar, sistema que evita inclinação do eixo cardã como ocorre no sistema com feixes de mola. Neste ponto, o engenheiro Eduardo Engel, da Scania, alerta que quanto mais curto é o entreeixo maior é a inclinação do cardã, cuja variação ocorre quando se coloca ou retira a carga do caminhão. "Essa inclinação gera vibração devido à força transmitida provocando um certo desconforto ao motorista", explica, acentuando o conforto como uma das vantagens da suspensão a ar.
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Cabine com espaço amplo é um dos destaques da linha Scania
Ele acrescenta que com o entreeixos de 3.100mm não é possível a instalação de feixes de molas no sistema de suspensão. A montadora disponibiliza esta medida de entreeixos desde 1998, quando lançou a série 4 no mercado brasileiro. Desde então já foram comercializadas mais de 11 mil unidades, sendo as operações de transporte que exijam aplicação de baú frigorífico, tanque e bebida as que mais tem utilizado cavalos-mecânicos mais curtos.
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Ergonomia e outros atributos do modelo R 420 valorizam conforto do motorista
Atualmente, o modelo com entreeixos curto está operando também com carretas cegonhas modernas de 22,40m, no transporte de veículos mais pesados que os automóveis de passeio, como picapes e SUVs (veículos utilitários esportivos), que normalmente provocam excesso de peso no eixo de tração. Com isso, já existem cegonheiros que começaram a migrar para o cavalo-mecânico 6X2 com menor entreeixos para evitarem multas por excesso de peso.
FICHA TÉCNICA
TREM DE FORÇA
Motor
DC12 06 420hp (06 cilindros)
Potência máxima
420hp a 1.900rpm
Torque máximo
2000 Nm (at 1.100 a 1.300rpm)
Caixa de marchas
GRS900 c/opção para GRS900R
Número de marchas
12 à frente
Opticruise
Opcional
CHASSI
Suspensão dianteira
mola parabólica
Suspensão traseira
a ar
Tanque de combustível
duas unidades de 330 cilíndricos (um de cada lado)
Pneus
295/80
Rodas
8.25 -22,5" em aço (opção para alumínio)
Sistema de freios
de duplo circuito hidráulico (tambor)
ABS e Retarder
Opcionais
Carga no eixo dianteiro
7.100kg
Capacidade Técnica do boogie
19.000kg (10.500 8.500)
PBT Técnico
26.100kg


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