quinta-feira, 17 de julho de 2014

UNIMOG



Unimog (do alemão "UNIversal-MOtor-Gerät") é a designação de uma série de caminhões off-roadproduzida pela Mercedes Bens.
Devido às suas capacidades off-road, pode ser usado em florestas, montanhas e desertos como veículo militar, de bombeiros, expedições, e até mesmo em competições de caminhões como o Rally Dakar. Na Europa são usados ​​como limpa neves, para o transporte de equipamentos municipais, agrícolas, de construção civil e como veículos rodo-ferroviário.
O Unimog foi criado depois da Segunda guerra mundial, como um veículo para ser utilizado na agricultura, como se fosse um trator mas não como um tradicional( parece que eu já vi este filme antes com um pequeno veiculo que saiu da segunda guerra o jeep)
Uma herança deste passado agrícola, era a largura original entre rodados de 1,20 m, que correspondia à distância entre duas filas de batatas plantadas.
O primeiro prototipo do UNIMOG apareceu em janeiro de 1946 e vinha equipado com um motor a gasolina, pois o desenvolvimento de um motor diesel não desenvolvido para um veiculo deste porte
O UNIMOG foi produzido inicialmente por uma empresa chamada Boehringer a Mercedes Bens só começou a fabricá-lo apos 1951 por causa do embargo imposto pelos Aliados a Mercedes era proibida de fabricar veículos fora de estrada ai sim ele recebeu a famosa estrela de 3 pontas.
Dada a sua versatilidade, e capacidade de circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimogfoi adotado pelas forças armadas de vários países.
Na minha opinião e o melhor veiculo para o fora de estrada que existe.  A suspençao  usa molas helicoidais tem um excelente curso,os seus eixos usam o sistema portar e já vem com bloqueio de diferencial na caixa de satélites acionado mecanicamente ,caixa de transferência com uma super redução    ele tem varias entradas para PTO pode ter um simples guincho mecânico  ate um sistema de Muck para movimentar cargas.











Acima  acoplamento do bloqueio entre caixa de satelites e semi eixo
          Sistema de bloqueio totalmente mecânico e original de fabrica e abaixo diagrama do unimog .

  Imagens do chassi simples muito simples como um verdadeiro veiculo fora de estrada tem que ser .
 Nem os mais caros e modernos "jeeps" fabricados hoje em dia conseguem fazer o que ele faz.
  Acima uns dos itens que fazem o UNIMOG ser unico os eixos portal.Esse tipo de eixo aumenta a altura do diferencial .







Nenhum comentário:

Postar um comentário