Campeão de vendas da marca em sua categoria, o P 310 DB8X2, que em 2012 teve crescimento de 250 por cento no número de emplacamentos em relação a 2011, tornou-se a menina dos olhos do pessoal de vendas da Scania. Informações da montadora dão conta que no ano passado os emplacamentos da família P310 chegaram a 1.136 unidades, sendo 589 da versão 8X2, carro chefe de vendas da linha, da qual cerca de 50% saem da fábrica equipados com transmissão automatizada. E foi com uma versão 8X2, carregada com 18.100 kg de carga líquida, mais 10.250 de tara, totalizando PBT de 28.350 kg que a equipe da Revista O Carreteiro foi para estrada conhecer o veículo em operação.
A cabine leito, a mesma dos modelos extrapesados, oferece bom espaço interior e o painel de instrumentos tem balança digital que permite ao motorista ver o peso por eixo |
O conjunto de espelhos reúne lentes de meio fio e de aproximação, além dos retrovisores tradicionais. Suspensão a ar, vidros com levantador elétrico (do lado do passageiro é opcional), ar-condicionado e computador de bordo também são itens de série no modelo. O pacote inclui controle de programação de velocidade no painel, lâmpada de teste de pressão do freio, preparação para rádio PX, cortina no para-brisa, farol de neblina e de milha no para-choque. Outra exclusividade do veículo é a balança eletrônica que possibilita ao motorista ver o peso por eixo no painel de instrumentos, original de fábrica na versão 8X2.
O semipesado da Scania é equipado com motor de 9,3 litros, com cinco cilindros, e tem os mesmos elementos mecânicos dos modelos mais pesados da marca |
O motor de cinco cilindros em linha e 9,3 litros utiliza o bloco do engenho de 13 litros e 420cv, com o detalhe de ter sido cortado na parte traseira, ficado mais curto e com um cilindro a menos. Para manter o equilíbrio do motor, a engenharia da Scania desenvolveu um eixo balanceador instalado no virabrequim. O diferencial, com a relação 3,08 é também a mesma do modelo pesado, assim como o conjunto mecânico formado pelo virabrequim, pistões e bielas, que não tiveram o curso de trabalho alterado.
Construído com elementos dos caminhões pesados, inclusive as vigas do chassi, o P 310 8X4 é um semipesado robusto e confortável, e com excelente desempenho proporcionado pelo conjunto mecânico. Em operação, o motor desenvolve seu torque de 1.500Nm na faixa de 1.100 a 1350 rpm e transmite a sensação de estar fazendo pouco esforço para levar o caminhão pelas rodovias. A boa vedação mantém a cabine silenciosa e agradável.
Um dos diferenciais do P-310 8X4 é o segundo eixo direcional que já vem de fábrica com o veículo e aumenta a capacidade de carga em seis toneladas |
O objetivo da Scania é que o modelo seja um caminhão de baixo custo operacional, com aplicações mais comuns no transporte de frutas, aplicações que utilizem baú de alumínio, tanque e sider. Entre os compradores do modelo, se destacam os transportadores autônomos ou pequenas empresas de transporte com até cinco veículos. Suas características, inclusive em relação à cabine, facilitam a vida do carreteiro até mesmo nos chamados "tiros longos". "O P 310 8X2 é um caminhão semipesado com algo mais", finaliza o engenheiro de Pré-Vendas da Scania do Brasil,
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=1300&edid=110
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