|
Fabricante: Soviet State Factories - União Soviética | Tripulação: 12 | Comprimento: 11.67 - Largura: 2.98M - Altura: 3.5M | Peso vazio: 21000Kg. - Peso preparado para combate: 29000Kg. | Motor/potência/capacidades | Sistema de tracção:Oito rodas motrizes | Motor: BF8M 1015C Potência: 544 cv | Velocidade máxima: : 65 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 10 Km/h | Tanque de combustível: N/disponível | Autonomia máxima: 750Km | |
| | |
Misseis / foguetes de artilharia | |
Sistema de radar auxiliar: |
|
O sistema de mísseis Scud, começou a ser desenvolvido pouco tempo após a II Guerra Mundial e teve como base as bombas voadoras V-2 desenvolvidas pelos alemães na fase final do conflito.
O primeiro dos sistemas Scud SS-1B «Scud-A» entrou ao serviço em 1955. O desenvolvimento continuou e em 1962 foi lançada a versão SS-1C «Scud-B».
A partir de 1965, o sistema, que era transportado por um camião tractor, passou a ser transportado num veículo 8x8 da família MAZ-543, que se tornou a imagem de marca dos sistemas SCUD.
Informação genérica: | A família de veículos baseada no MAZ-543, fabricado na Bielorrussia é uma familia de camiões tácticos utilizados desde o tempo da URSS como base para vários sistemas de armas.
As suas origens remontam aos finais dos anos 60, quando foi necessário desenvolver uma plataforma para a colocação de mísseis balisticos que tivesse a possibilidade de se deslcoar para qualquer lugar, aproveitando assim a vantagem táctica que oferecia o tamanho da União Soviética.
Os sistemas deste tipo continuam a ser utilizados pela Rússia para chassis base de vários dos seus sistemas de lançamento de mísseis.
Entre as variantes presentemente em produção estão: Veículo pesado de transporte básico Semi-reboque Lança-pontes
| WS-2400: Uma cópia chinesa do modelo fabricado na Bielorussia | Como ocorreu noutros casos, a China, que adquiriu vários tipos de equipamentos militares soviéticos e russos, construiu uma versão própria do modelo MAS-543, conhecida como WS-2400. O WS-2400 tem basicamente as mesmas funções do modelo fabricado na Bielorussia, no entanto a versão chinesa não foi feita com a necessidade de transportar mísseis de médio alcance e por isto o modelo chinês tem uma cabine tradicional que ao contrário do modelo soviético não é dividida em duas secções.
Aliás, na própria bielorussia foram entretanto introduzidos outros modelos, que também apresentam uma cabine a toda a largura do veículo.
Esta série mais moderna da familia MAZ-543 é conhecida como MAZ-7930
Um dos sistemas que utilizou este tipo de veículo como base foi o sistema de lançamento de mísseis tácticos SCUD, que passou a utilizar esta plataforma a partir de 1965. |
|
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=311
Nenhum comentário:
Postar um comentário