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Inicialmente chamado de S-300PMU-3, o S-400 «Triunf», é conhecido no ocidente como Sa-20 Growler, e é o mais recente sistema de defesa antiaérea da Russia. Ele é um desenvolvimento da família S-300 «Favorit». Os primeiros testes do novo sistema começaram em 1999. Entre as várias características distintivas do sistema S-400, está o facto de ele ter alegadamente capacidade para destruir ameaças que podem ser detectadas a 400km de distância dos radares. Foram desenhados pela ALMAZ, dois novos típos de míssil para fazer parte do sistema: O 9M96 mais pequeno de médio alcance, que pode ser utilizado contra aeronaves tripuladas ou não tripuladas e que pode atingir 35km de altitude. O 40N6, de muito longo alcance, com capacidade para atingir alvos para lá do alcance visual, e que permitirá atingir alvos a distâncias de até 400km. Este míssil foi desenhado propositadamente para atingir aeronaves do tipo AWAC ou aeronaves de comando e controlo de forças terrestres como os JSTARS norte-americanos. Existe ainda um terceiro míssil intermédio, que é resultado de uma adaptação de um missil utilizado no sistema S-300. O sistema S-400 é constituido por um veículo radar, um veículo de comando e três veículos lançadores. Os lançadores, conforme as informações mais recentes, estão instalados num camião do tipo BAZ-6910, na versão 64022 - tractor com reboque - que transporta quatro tubos, que são directamente derivados dos sistemas S-300. Os lançadores também podem ser instalados em veículos 8x8, aumentando bastante a capacidade de movimentar o sistema de um ponto para o outro sem recorrer às estradas. O principal radar do sistema, é instalado num camião MZKT de fabrico bielorusso do tipo MAS-543A, enquanto o posto de comando pode utilizar um camião do tipo URAL-5323. Mas quando utilizado para atacar alvos a grande distância, o sistema utiliza o radar do próprio míssil para detectar os alvos. Os dados do radar do próprio missil são enviados para o sistema de controlo que os interpreta e dirige o míssil. Os mísseis do sistema S-400 podem igualmente ser guiados por aeronaves de comando e controlo do sipo A-50 «Mainstay», que utilizam uma aeronave do tipo Ilyushin-76 como base. O S-400 e os aviões «Stealth» O S-400 é considerado um dos sistemas de defesa aérea mais sofisticados do mundo, mas o seu enorme alcance de 400km só se aplica a aeronaves que estejam no ar a grande altitude como as aeronaves de vigilância e de comando e controlo. Aeronaves de ataque como aviões F-35 ou F-22, voando a baixa altitude não podem ser detectados pelos radares do sistena, antes de atingirem um ponto de onde podem disparar as suas armas. Este problema, é alias resultado da curvatura do planeta e das irregularidades do terreno, pois embora os mísseis e os sistemas de radar sejam extremamente precisos, não podem ultrapassar um problema da física. Além disso, um radar movel necessita de ser extremamente potente para detectar uma aeronave do tipo Stealth como F-22 ou F-35, que embora sejam classificados como «aviões invisíveis» podem de facto ser detectados por radares, desde que esteja disponível suficiente potência e antenas que permitam aumentar a precisão do sistema. Mas a dimensão dos sistemas, embora bastante grande, não é considerada suficiente para permitir detectar com eficácia uma aeronave daquele tipo. Este debilidade, é uma das razões que levam a Rússia a opter por sistemas tão móveis quanto possível.
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http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=209
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